Como curiosidade e colaboração de saberes científicos...
Convidado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), o Instituto Oswaldo Cruz (IOC) integra uma iniciativa internacional para padronização da técnica PCR como instrumento para diagnóstico e monitoramento da eficácia de esquemas terapêuticos para a doença de Chagas. A técnica de PCR (iniciais da Polymerase Chain Reaction) é uma ferramenta molecular de análise de DNA amplamente utilizada para o diagnóstico preciso de doenças infecciosas através da identificação e quantificação de parasitos. O IOC desenvolveu na década de 1990 um estudo pioneiro sobre a utilização da técnica como método diagnóstico da doença de Chagas crônica.
Foto de Gutemberg Brito
A pesquisadora Constança Brito submete amostras de sangue à análise de PCR para detecção da presença do Trypanosoma cruzi, parasito causador da doença de Chagas
Estas e outras pesquisas são constantemente desenvolvidas pelo Instituto Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro, elevando assim o País a expoente na visão internacional, no controle de pragas, doenças e erradicação de inúmeras doenças que já foram consideradas graves na mortandade de incontáveis brasileiros.
Segue formando jovens em sua Escola Técnica que no futuro serão valentes defensores da manutenção e preservação da vida no país e como queremos no planeta!
Nenhum comentário:
Postar um comentário