segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Museu de Zoologia da Universidade de São paulo


Museu de Zoologia teve seu início na década de 1890 quando diversas coleções formaram o Museu Paulista.
Em 1890, o Conselheiro Francisco Mayrink doou ao Governo do Estado de São Paulo uma coleção de história natural, que havia sido reunida por Joaquim Sertório a partir de 1870.
Esse acervo foi então organizado junto à Comissão Geográfica e Geológica e, incorporado a outros, fez parte do Museu Paulista que ocupou o prédio-monumento inaugurado em 1895 no Bairro do Ipiranga, no município de São Paulo, estado de São Paulo.

Nos 40 anos seguintes, muitos trabalhos foram desenvolvidos com o auxílio das crescentes coleções zoológicas, botânicas, etnográficas e históricas abrigadas no Museu Paulista.
Em 11 de janeiro de 1939, foi criado o Departamento de Zoologia, da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio do Estado de São Paulo, que sucedia a Seção de Zoologia do Museu Paulista

Junto com a criação do Departamento de Zoologia, foi projetado um novo prédio para a coleção zoológica.
Com o término da construção, em 1940-1941, o acervo zoológico foi transferido para o edifício que hoje ocupa.
Finalmente, em 1969, o museu passou a fazer parte da Universidade de São Paulo e recebeu seu nome atual.


Edifício do Museu de Zoologia
(Foto Arquivo MZUSP)



Os objetivos do Museu de Zoologia são:
Manter e conservar coleções zoológicas;
Realizar pesquisas científicas;
Promover o ensino em diversos níveis;
Desenvolver ações de difusão cultural;
Prestar serviços à comunidade na sua área de atuação.
O Museu de Zoologia faz estudos sobre animais, especialmente sobre a fauna da Região Neotropical, que abrange a América do Sul e a América Central.
As pesquisas zoológicas são feitas principalmente nas áreas de taxonomia, sistemática, evolução e biogeografia e baseiam-se nas grandes coleções de animais, hoje com cerca de 8 milhões de exemplares conservados em meio líquido ou a seco.
Além das coleções, o Museu também é responsável pela Estação Biológica de Boracéia, uma reserva de Mata Atlântica, situado no municípío de Salesópolis, estado de São Paulo.
Mantém uma biblioteca especializada, publicações, exposições públicas e atendimento educativo.
Na área da difusão cultural, as pesquisas enquadram-se em museologia, comunicação e educação.
No ensino, o Museu atua em pós-graduação, oferece disciplinas para graduação, cursos de extensão e estágios de aperfeiçoamento e de iniciação científica.


Avenida Nazaré, 481 - Ipiranga - CEP 04263-000 - São Paulo - SP - Brasil
(esquina com Rua Padre Marchetti)





Foto de Lara Maria Guimarães

Foto arquivo MZUSP


A Divisão de Difusão Cultural é responsável pela comunicação museológica do conhecimento produzido no Museu de Zoologia, por meio de exposições, atividades educativas, publicações e outras ações pertinentes.
Tem também a responsabilidade de planejar e ministrar disciplinas de pós-graduação, graduação e extensão, no âmbito de suas especialidades.
Realiza pesquisas buscando conhecimentos nas questões epistemológicas, cognitivas e afetivas da comunicação e educação museológicas, principalmente relacionadas à divulgação científica-cultural.

Visitantes e cenário da exposição do Museu
(Foto Arquivo MZUSP)


Nenhum comentário:

Postar um comentário